null
Acessibilidade Cultura Educação Eventos Inclusão Social Multimídia Notícias Tecnologia

Microsoft apresenta tecnologia para ajudar crianças com dislexia

A Microsoft, que participa pela primeira vez da Bienal do Rio de Janeiro, apresenta como a tecnologia pode ser uma aliada da leitura e do aprendizado. Os recursos presentes no Office são gratuitos para qualquer instituição de ensino reconhecida pelo MEC e se estende a escola, professores e alunos. A tecnologia pode ser uma aliada importante para que crianças com dislexia ou outras dificuldades de aprendizagem aprendam a ler.

Já há recursos que podem, por exemplo, aumentar o espaçamento entre letras, separar sílabas automaticamente e dar foco a uma linha de cada vez enquanto a criança avança na leitura do texto, entre outras funcionalidades. Essas Ferramentas de Aprendizagem são alguns dos recursos que a Microsoft apresenta durante o evento, que acontece até o próximo dia 8, no RioCentro.

Veja abaixo mais detalhes sobre as principais funcionalidades da Microsoft para ajudar crianças com dislexia ou outras dificuldades de aprendizagem a ingressarem no universo da leitura:

Espaçamento entre letras; mudança de fonte

Esse recurso possibilita aumentar o espaçamento e modificar a fonte dos textos, adotando um padrão que seja mais confortável para uma criança que está aprendendo a ler.

 

Separação de sílabas

A separação de sílabas é uma etapa importante para qualquer criança que está aprendendo a ler e com a ajuda da tecnologia já é possível separar todas as sílabas de um texto com um único clique. As sílabas separadas podem ajudar a criança na leitura.

Linha de foco

Esse recurso ajuda a criança com dislexia ou dificuldade de aprendizagem a se concentrar em uma única linha de cada vez enquanto lê um texto. É comum que, ao ver todas as linhas, a criança se confunda e misture o conteúdo de uma linha com o de outra. Com essa ferramenta da Microsoft, ela só enxerga uma linha por vez. À medida que progride, o professor ou os pais podem aumentar o número de linhas que ela consegue visualizar, passando para três e depois cinco linhas de cada vez.

Leitura em voz alta

Essa ferramenta transforma o texto em voz, lendo o conteúdo em voz alta e grifando cada palavra enquanto ela é lida. Dessa forma, ao ouvir uma determinada palavra a criança vai saber exatamente qual é, pois ela estará grifada com uma cor diferente. Essa identificação do som correspondente à palavra também é muito importante no processo de aprendizagem e, graças à tecnologia, ela também pode ser facilitada.

Classificação de classes gramaticais

Ao ensinar o que são substantivos e adjetivos, por exemplo, o professor ou os pais podem usar essa ferramenta para que cada palavra pertencente a uma classe gramatical seja visualizada com uma cor diferente, facilitando a compreensão pela criança.

Dicionário de imagens*

Com essa ferramenta, é possível utilizar de forma rápida e simples uma imagem para explicar o significado de uma determinada palavra à criança. Muitas vezes, somente a explicação oral não basta e a criança precisa visualizar uma imagem para compreender um significado. Com esse recurso, basta clicar na palavra e automaticamente uma imagem aparece ao lado dela.

Como usar?

As Ferramentas de Aprendizagem estão disponíveis no navegador Microsoft Edge (clique no ícone indicado abaixo) e também no OneNote, software que é parte do pacote de colaboração Office 365. A Microsoft oferece o Office 365 para Educação gratuitamente para todas as instituições de ensino cadastradas pelo Ministério da Educação.

Uma imagem contendo captura de tela, pessoa

Descrição gerada automaticamente

*Ferramenta disponível apenas no OneNote

O que: estande da Microsoft, na 19ª Bienal Internacional do Livro Rio
Onde: Riocentro, na Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca
Quando: Durante todo o evento, de 30 de agosto a 08 de setembro de 2019

 

Por: Taís Lambert

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo:

/* ]]> */