Notícias

Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down lança site que reúne informações sobre a Covid-19

 

 

Com o objetivo de disseminar informações seguras e recomendações médicas para pessoas com síndrome de Down durante a pandemia, a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, em parceria com o Instituto Alana e o Instituto Serendipidade, lançou o site “Covid-19 e Síndrome de Down: Cuidados especiais e prevenção “. A página traz informações com perguntas e respostas mais frequentes sobre contágio, prevenção e cuidados especiais para as pessoas, de todas as idades, com Trissomia do 21 (T21).

Com conteúdos dinâmicos, o site traz recomendações gerais em formato de cards ilustrados (que podem ser compartilhados nas redes sociais), e um guia com diversas publicações ligadas ao tema, feitas por entidades e especialistas no Brasil e no mundo. Nesse espaço é possível encontrar respostas para alguns temas como: se os sintomas da Covid-19 são os mesmos para adultos e idosos com síndrome de Down; se as crianças fazem parte do grupo de risco por conta da T21; se os idosos com síndrome têm um maior risco e contágio; se a transmissão da Covid-19 acontece da mesma forma para essas pessoas, entre outras dúvidas.

As informações foram produzidas a partir de conversas feitas entre Henri Zylberstajn, fundador do Serendipidade, durante lives realizadas com os médicos Fabio Watanabe, pediatra do Hospital Sírio Libanês, e Marcelo Altona, geriatra do Hospital Albert Einstein. Os conteúdos foram revisados por Ana Claudia Brandão, Anna Paula Baumblatt e Dennis Burn, médicos e membros do Comitê Técnico Científico da Federação. Vale lembrar que as questões levantadas não esgotam o tema. O site tem caráter de informar e direcionar as pessoas com diretrizes básicas que não necessitam apoio técnico mais profundo, mas que não substitui as consultas ou acompanhamento por um profissional de saúde.

Sobre a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down
A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) tem por finalidade agregar associações, fundações e outras formas de movimento social, pessoa jurídica, em favor do desenvolvimento global das pessoas com síndrome de Down e de sua qualidade de vida, bem como defender seus direitos e garantias fundamentais, os valores da vida, ética, solidariedade, inclusão escolar, laboral e social, em especial o de viver plenamente em sociedade.

Sobre o Instituto Serendipidade
O Projeto Serendipidade é um conjunto de iniciativas sem fins lucrativos que trabalha ativamente para mostrar os benefícios que a inclusão oferece a todos que com ela se envolvem. Suas atividades englobam ações de comunicação e sensibilização, de acolhimento a famílias de pessoas com síndrome de Down e que fomentam ocasiões de convívio inclusivo, tanto através de programas próprios, quanto de entidades parcerias. Atualmente o Serendipidade impacta diretamente mais de 25 mil pessoas em todo o Brasil. Saiba mais em www.serendipidade.org

Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

 

Por: Marco Gouveia

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo:

/* ]]> */