null
Arte Cultura Educação Eventos Inclusão Social Lazer Notícias Saúde

Edu, da Turma da Mônica, tem doença rara e ganha nova história

De forma didática e lúdica, revistinha aborda diagnóstico,
tratamento e inclusão de crianças com Distrofia Muscular de Duchenne

A Sarepta Therapeutics, líder em medicamentos genéticos para doenças neuromusculares raras, e a Mauricio de Sousa Produções, lançam uma nova história de Edu, novo personagem da Turma da Mônica com doença rara, na 19ª Bienal Internacional do Livro, que está acontecendo no Rio de Janeiro, até o próximo domingo, dia 8 de setembro.

Neste dia 8 de setembro, às 11 horas, Mauricio de Sousa autografará os gibis com o Edu, que serão distribuídos gratuitamente para o público da Bienal, no estande MSP 60 anos.

É a terceira revistinha protagonizada por Edu, um menino de nove anos com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), doença genética caracterizada pela deterioração muscular progressiva.

A iniciativa faz parte do projeto “Cada Passo Importa”, desenvolvido pela Sarepta em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. A nova historinha destaca especialmente o Dia Mundial da Distrofia Muscular de Duchenne (7 de setembro) e busca conscientizar a população sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, de forma didática e lúdica.

Desta vez, os personagens da Turma da Mônica estão animados por participarem da mostra cultural da escola, enquanto seus pais assistem a uma palestra sobre DMD, realizada pela mãe de Edu em uma associação de pacientes. Assim como nas revistinhas anteriores, a famosa turminha reforça a integração do novo amigo em suas atividades.

A DMD ocorre em um a cada 5 mil meninos em todo o mundo. Com evolução rápida, pode levar à morte na adolescência ou no início da fase adulta. Daí a importância do diagnóstico precoce (facilitado por meio do exame de sangue chamado CK) e do tratamento adequado, para prolongar a qualidade de vida dos pacientes.

“O objetivo do projeto Cada Passo Importa é justamente conscientizar as pessoas sobre DMD e contribuir para promover inclusão, acolhimento e tratamento adequado aos pacientes. Mauricio e sua equipe conseguiram traduzir esta missão em histórias leves e educacionais ao mesmo tempo, o que é muito positivo para ampliar no conhecimento sobre esta doença no país”, afirma o diretor-geral da Sarepta, Fábio Ivankovich.

A empresa também participa da homenagem aos 60 anos da Mauricio de Sousa Produções, completados este ano, realizada por meio de um grande painel sobre a trajetória do cartunista e seus personagens na Bienal do livro.

O que: estande MSP 60 anos, na 19ª Bienal Internacional do Livro Rio
Onde: Riocentro, na Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca
Quando: Estande funcionando durante todo o evento, de 30 de agosto a 08 de setembro. Autógrafos em 8 de setembro.

 

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo:

/* ]]> */