null
Lazer Notícias

Lazer e entretenimento inclusivos

Fiat
Fiat

Por: Nelson Junior; empreendedor, fundador e Consultor pelo Desenvolvimento Sustentável da Supereficiente, Diretor de Acessibilidade da Abraps, estudante de Letras Libras e ganhador de vários prêmios sobre Acessibilidade com Sustentabilidade e Design Acessível. @nelsonjuniornj (11) 98912-0675

As oportunidades em lazer e entretenimento inclusivo estão cada dia mais evidentes. Em setembro foi ótimo, pois levamos os jogos cooperativos inclusivos para participar do Speed Mentoring na Escola de Negócios do Sebrae/SP e estivemos também no Congresso do INES (COINES) no Rio de Janeiro/RJ, um grande evento com expositores, diversão, lazer, networking e palestras sensacionais sobre surdez e assuntos correlatos da área. Iniciamos as tratativas e prototipagem dos jogos de tabuleiro Libras com inteligência artificial para que todos possam jogar no celular, mesmo sem estar conectado à internet, tornando, assim, o jogo mais acessível digitalmente. Será ótimo para que as pessoas com deficiência possam ter acesso e tratar das questões relacionadas à cooperação, trabalho em equipe, competição sem conflitos, inclusão, interatividade, raciocínio lógico e espacial, planejamento, antever resultados, estabelecer metas individuais e coletivas, diálogo, negociação, comunicação eficaz, administração do tempo e análise comportamental do trabalho inclusivo em equipe. Em breve estará disponível também o jogo em formato Arcade com visual de Escoteiros Espaciais conquistando planetas por meio de 3 estágios (fácil, médio e difícil), com conteúdo em Libras e avançando conforme vão passando as fases.

Foi muito bom também a ação executada dia 17/09 no CEEP – Centro de Educação Profissional Professor Ruy Lei te Berger Filho no Alto da Ressurreição/ Gurupi em Teresina/PI com os alunos do 2º ano do curso técnico de nível médio de Segurança do Trabalho com palestra e atividades de lazer, entretenimento, cooperação e entrega de brindes dos jogos e livros. Dia 26 de setembro do ano passado (2018) inauguramos o 1º Social Games já comemorando o Dia Nacional do Surdo, na Ludus Luderia® que fica no bairro da Bela Vista em São Paulo/ SP, com os jogos em Libras e também com jogos em Braille para pessoas com deficiência visual e jogos para trabalhar as necessidades cognitivas, além do requisitado ODS Board Games. Treinamos a equipe e atuaremos constantemente em parceria para levarmos adiante mais ações sociais, entretenimento e lazer, neste formato com torneios e premiações. A Ludus Luderia poderá ser um novo point com os jogos cooperativos inclusivos da Supereficiente. Vamos aproveitar que o espaço é amplo, organizado, bonito, com muitos games e “gamers”, além de muito convidativo!!!

Também participamos de 15 a 21 de outubro de 2018 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília/DF à convite da SEGOV (Secretaria de Governo da Presidência da República) e apoio do MCTIC (Ministério de Ciências, Tecnologia e Comunicações) com os jogos de Tabuleiro de Coleta Seletiva, Tabuleiro Libras e desta vez levamos as versões em Braille do jogo cooperativo inclusivo, ODS Board Game, todos no estande dos ODS. No mês de outubro aplicamos, com os jogos da Supereficiente, as dinâmicas que tratam a cooperação, inclusão, trabalho em equipe, diálogo, comunicação eficaz, planejamento, metas individuais e metas coletivas, negociação, gerenciamento do tempo, raciocínio lógico e espacial, estabelecer prioridades, interatividade e alinhamento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), na Universidade do Hambúrguer do McDonald´s, em Barueri/SP com vários colaboradores participando e atuando em conjunto. E, finalizando, o mês de outubro foi sensacional e acreditamos que será um marco para a inclusão, pois tivemos ambos candidatos à presidência da república assinando acordos com as comunidades de pessoas com deficiência auditiva, o que convenhamos, é benéfico para todos independente do resultado eleitoral. A grande vantagem desta assinatura e deste compromisso é que a constituição, a Declaração de Salamanca e as Leis de Inclusão serão atendidas, além de termos um documento que poderemos usar como forma de cobrança, caso seja necessário. Afinal de contas, os políticos precisam de votos para serem eleitos e eles vêm atrás da gente pedir o nosso voto de confiança. E o voto é a prova do quanto podemos ser fortes e independentes, sem doutrinação.

 

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo:

/* ]]> */