null
Educação Notícias

Esportes da mente

Fiat
Fiat

Por: Nelson Junior é empreendedor, fundador e Consultor pelo Desenvolvimento Sustentável da Supereficiente, Diretor de Inclusão da CBXE (Confederação Brasileira de Xadrez Escolar) e da CEBEM (Confederação Brasileira dos Esportes da Mente), Diretor de Acessibilidade da Abraps (Associação Brasileira pelo Desenvolvimento Sustentável), graduando em Letras Libras e ganhador de vários prêmios sobre Acessibilidade com Sustentabilidade e Design Acessível. @nelsonjuniornj (Fotos: Shutterstock e Divulgação)

 

Diversidade, empreendedorismo, inclusão e sustentabilidade

Ocorreu, nos dias 28 e 29 de março, a Sessão Solene da Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do Ilustríssimo Vereador Milton Leite,realizada em conjunto com a CBXE (Confederação Brasileira de Xadrez Escolar), a CEBEM (Confederação Brasileira dos Esportes da Mente) e nosso eterno vereador Jean Madeira,homenageando pessoas e entidades que contribuíram significativamente com os Esportes da Mente.

Hoje, só o xadrez é reconhecido oficialmente como Esporte, porém, existem vários outros jogos da inteligência já considerados Esportes da Mente pelas suas características pedagógicas, cognitivas, socioeducacionais e estratégicas. Por isso, a CEBEM tem como objetivo principal reunir, integrar e concentrar pessoas, modalidades e entidades em prol/torno dos Esportes da Mente. Queremos mostrar para as escolas,clubes, associações, confederações e outros que existe um mundo de oportunidades de aprendizados relacionados aos Esportes da Mente.

Atualmente, muitas escolas e professores ainda desconhecem a imensa variedade de esportes da mente disponíveis no mercado e que podem,de forma lúdica, ser utilizados na sala de aula, estrategicamente, como uma ferramenta para atender à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) no ensino das habilidades necessárias nas várias áreas do conhecimento. Agora, já podemos ter uma aula com todos brincando e aprendendo conforme a habilidade necessária da BNCC. Para isso, basta o professor formatar sua aula com o uso da ferramenta de jogos da inteligência, hoje nomeados como Esportes da Mente.

A grande vantagem é que, com estas novas ferramentas, o professor consegue ministrar, facilmente, uma aula mais divertida, prática e de fácil aceitação pelos alunos em qualquer ambiente pedagógico. É comum as pessoas aceitarem, de maneira mais fácil, o brincar do que estudar. É com este formato de “Aprender Brincando”, lúdico e pedagógico, que podemos levar várias habilidades da BNCC a serem tratadas e atendidas nasala de aula, de tal forma que todos professores possam atuar de maneira mais divertida na sala de aula. Com estas novas ferramentas, a BNCC será atendida mais facilmente, tanto na sala de aula regular quanto nas salas de recursos multifuncionais e no AEE (Atendimento Educacional Especializado), em qualquer região do Brasil, qualquer escola,qualquer faixa etária… E cabe salientar que alguns materiais inclusivos que constam na lista já foram aprovados em edital para exportação.Muito bem. Como podemos ver, existem vários jogos da inteligência que já estão enquadrados como Esportes da Mente para todos, atendendo, inclusive,as pessoas com e sem deficiência. Praticando a inclusão, de fato.Você sabia que, no Brasil, temos materiais que podem ser utilizados como ferramentas/soluções inclusivas também em outros países e, com isso, ampliarmos as possibilidades de inclusão? Pois é!!!O Brasil é maior do que pensamos e sabemos. 

Alguns Esportes da Mente,
em ordem alfabética:

Bridge, Cartas Libras e Braille, Cubo mágico, Dama, Dominó, Dominós Braille, Dominó Libras, Gamão, Go, Jogos Cooperativos Inclusivos, Jogo da Onça, Jogos eletrônicos, Jogos Mobiles, Tabuleiro Braille, Grafismo Indígena, Tabuleiro Libras, Mandala, Matemática e Geometria (Autistas e D.I.), ODS Board Game, Othello, Poker, Quebra-Cabeça Cego, Resíduos Lixo Zero,
Shogui, Tabuleiro Empreendedorismo e Canvas, Tipos Sanguíneos, Xadrez

 

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo:

/* ]]> */