null
Empregabilidade

Novos olhares sobre os profissionais com deficiência

Fiat
Fiat

Por: Murilo Cavellucci; diretor de Gente e Gestão da Catho

Salários justos, preparo no ambiente de trabalho, plano de carreira. Essas e outras questões são pautas profissionais muito abordadas no mercado de trabalho. Porém, quando trazemos esse recorte para o universo da pessoa com deficiência, parece que o mínimo ainda se encontra distante.

Com obstáculos que iniciam ao cruzar a porta para uma entrevista de emprego, os desafios para o profissional permanecem também durante a rotina de trabalho. Tendo em vista a necessidade de ter um currículo cada vez mais competitivo, profissionais com deficiência também têm se alinhado à tendência de que quanto mais qualificação, melhor. Segundo pesquisa realizada pela Catho, dentre os 3 mil respondentes com deficiência, 40% possuem graduação e 56% acrescentam conhecimentos com cursos rápidos. Ainda assim, 78% dos entrevistados se submetem a vagas fora de sua área de atuação, apenas para não ficarem fora do mercado. Já com a vaga garantida, os desafios se tornam outros, segundo a pesquisa. Os maiores incômodos são os salários baixos (44%), falta de plano de carreira (34%) e o foco apenas em cargos operacionais (32%). Talvez com nuances um pouco distintas, mas, de maneira geral, questionamentos muito alinhados aos de quase todos os profissionais.

É necessário exercitar um olhar cada vez mais empático e analítico para com profissionais com deficiência, que buscam não só fazerem parte do mercado de trabalho, mas também serem vistos como profissionais dotados de competências e aptos para ocuparem diversas posições nas organizações. Infelizmente, ainda há muitas pessoas que têm dificuldades para enxergar além da deficiência. Acredito com convicção na mudança dos ambientes de trabalho por meio da inclusão, que vai para além de um sistema de abrigo de cotas, gerando transformação normativa estrutural, que atinge todas as esferas da vida de uma pessoa com deficiência. Me refiro a uma estima social, um processo individual que permite às PcDs desfrutarem de um nível igual de respeito, indispensável ao reconhecimento.

 

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo:

/* ]]> */