null
Empregabilidade

Como se destacar entre os candidatos?

Fiat
Fiat

Por: Luiz Gustavo Coppola, superintendente nacional de atendimento do CIEE. Atendimento a PcDs e empresas – Rua Tabapuã, 437, Itam Bibi, São Paulo/SP – Tel: (11) 3040-4516
E-mail: vagas.inclui@ciee.org.br ou unidade/posto CIEE mais próximo.

O mundo do trabalho absorve cada vez mais pessoas com deficiência que buscam uma oportunidade de começarem suas carreiras. Como já mencionamos em outros artigos, segundo o último levantamento do IBGE, há mais de 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil. Para encontrar o profissional adequado, empresas estão cada vez mais exigentes na hora de selecionar um currículo ou na hora de uma entrevista.

Por isso, é importante que o candidato com deficiência saiba que é preciso se destacar em meio a tantos outros para conseguir e aproveitar a tão sonhada vaga. Pensando nisso, seguem dicas que podem ajudar durante um processo seletivo.

CURRÍCULO CERTEIRO

Para conseguir uma vaga de estágio, um grande instrumento é o currículo. No documento,  o candidato fornece tanto os dados básicos como endereço, número de telefone e e-mail, estado civil,como informações específicas. Para passar uma boa impressão, é importante que o seu currículo seja apresentado em um formato simples e objetivo. Existem diversos modelos disponíveis online. Uma dica importante é, além de mostrar suas experiências anteriores, escrever também sobre quais são seus objetivos de curto e médio prazo.

SEJA VOCÊ MESMO NA HORADA ENTREVISTA

Com tanta concorrência, causar uma boa impressão na entrevista é fundamental. Calcule seu trajeto considerando eventual trânsito e saia mais cedo para garantir a pontualidade. É melhor chegar mais cedo do que atrasado. Também vale fazer uma pesquisa sobre a empresa pela qual você foi chamado. Mostrar interesse é muito importante. No entanto,o mais importante é ser o mais honesto possível. Pode ser tentador soltar uma mentira ou aumentar alguma qualidade,mas lembre-se: o entrevistador é um profissional treinado e capaz de percebera falta de verdade em alguém.

FUI CONTRATADO, E AGORA?

Tanto o estágio como a aprendizagem são ótimas oportunidades para aprender coisas novas com outras pessoas. Fique atento a seus pontos fortes e continue sempre se desenvolvendo na área pessoal e profissional. Lembre-se que absorver aquilo que pode ser útil para seu crescimento profissional é essencial no começo da carreira. Estar atualizado e conhecer assuntos que podem melhorar o seu rendimento profissional são passos importantes para quem quer se destacar.

 

Por: Luiz Gustavo Coppola, superintendente nacional de atendimento do CIEE

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo:

/* ]]> */